O vazamento de petróleo ameaça 90% das espécies do ecossistema do Golfo do México, incluindo aves e animais, além dos golfinhos e baleias. Por ser um habitat de grande diversidade ambiental, o impacto de um acidente ambiental afeta mais de 400 espécies da Louisiana que dependem do ecossistema litorâneo. Baleias, golfinhos, 110 espécies de aves migratórias e a maior população de mariscos dos Estados Unidos fazem parte desta espécies ameaçadas pelo vazamento de petróleo.
Acredito que a responsabilidade técnica de consertar o defeito na tubulação seja da BP, sem dúvida. Acredito nos esforços governamentais que mobilizam o exército americano para contingenciar o dano ambiental ao mínimo. E finalmente, acredito que os ambientalistas e voluntários conseguirão recuperar as áreas afetadas, ao longo dos anos.
Mas, restará uma mancha negra e invísivel que permite que tragédias ambientais se repitam no futuro, caso não seja trazida a luz do debate nas esferas políticas e legais.
Quais são os Direitos da Vida Animal? Se a proteção do meio-ambiente é fator primordial para o desenvolvimento da economia sustentável, e todas as espécies estão profundamente interligadas pela biodiversidade - incluindo-se o ser humano - é fundamental que os mecanismos legais de proteção ao meio-ambiente, protejam também a vida animal.
Aquilo que chamamos freqüentemente de ecossistema não seria o lar dessas espécies?
Acredito que sim! E quando um companhia de petróleo invade o lar de um outro ser vivo, e causa um acidente que destrói o equilíbrio daquele lugar, quantos de nós já se perguntou se foram realizados estudos prévios para acidentes ambientais como este no Golfo.
Se conseguirmos legislar para os outros poços de petróleo em funcionamento, obrigando a apresentação dos estudos de impacto ambiental em caso de acidentes como este, e determinarmos rigorosamente os planos de contingência necessários para minimizar os danos, coordenando as ações, esforços e alocação de recursos em todos os níveis da sociedade e do governo, teremos aprendido uma lição valiosa.
Para isso é preciso ampliar os Direitos da Vida Animal, criando maior consciência e responsabilidade nas atividades que exploram recursos naturais e impactam o meio ambiente, que é o nosso lar e de todas as outras espécies.
Assim como temos a Carta Internacional dos Direitos Humanos como um objetivo e ideal de sociedade, teremos a Carta Internacional dos Direitos da Vida Animal também com objetivo e ideal de preservação ambiental.
Monsanto e Syngenta recebem o Nobel da Agricultura
-
*"A sociedade compõe-se de duas grandes castas: a dos que têm mais comida
do que apetite e a dos que têm mais apetite do que comida." , Nicolas
Chamfor...
11 years ago
No comments:
Post a Comment