EarthHour2023: TheBiggestHourForEarth

Natural Heritage

Natural Heritage
Preserving the natural patrimony is the most inexpensive and efficient environmental economics. The term natural heritage derives from the French "patrimoine naturel", the totality of natural assets, including those of historical, cultural or scenic beauty. It give us understanding the importance of natural environment: where we came from, what we do and how we will be. Our lives are connected to the landscapes of our daily lives, as well as we keep the memories of places we went. The destruction of these landscapes cause irreversible environmental damage, and are an insult to our memory, causing loss of quality of life.

EcoFriends WorldWide

Saturday, July 17, 2010

A T.I. Verde



A TI Verde é o uso sustentável da computação, que está presente em todas as empresas, além de inúmeras outras atividades do ser humano incluindo nossas residências. 

Os projetos de redução da emissão dos gases de efeito estufa está associado à fabricação dos equipamentos, componentes e exploração de matéria prima (uso intensivo de petróleo e processos químicos). 

Para a redução de emissão de carbono, as etapas da cadeia produtiva de equipamentos e componentes devem passar por adequação às legislações ambientais, através de ferramentas como Lean Manufacturing, normatização ISO 14001, e principalmente a implementação de um "Road Map" para fornecedores que sejam aderentes à questão da sustentabilidade sócio-ambiental, e que também estejam implementando normas de redução de CO2. 

Assim é possível calcular a redução da "Pegada Ecológica" (Eco Footprint) em CO2, analisando a emissão do processos produtivos e também durante a fabricação dos ativos adquiridos pela empresa. 

Porém, alguns aspectos da atividade empresarial e industrial dificilmente se adaptam a essa nova realidade da economia sustentável (economia "verde", economia ambiental, etc). 

Por exemplo: é inimaginável que se encerrem as operações da bolsa de valores baseado no fato que os equipamentos utilizam derivados de petróleo na sua fabricação (peças dos computadores, celulares, monitores de videos, etc).

Nestes casos a ferramenta é a Compensação de Carbono. Através de parcerias com organizações ambientais, calcula-se o total de CO2 emitido na fabricação dos ativos adquiridos pela sua empresa (ou no seu processo produtivo), e realiza-se o plantio de árvores para reflorestamento. 

A Neutralização de Carbono acontece quando as emissões de CO2 (ativos e produção) foram totalmente compensadas pelas iniciativas de Lean Manufacturing, ISO 14001, atendimento a legislação ambiental, e por fim Compensação de Carbono (reflorestamento). 

Especificamente na área de TI, pode-se calcular as emissões de CO2 na fabricação dos ativos de TI e compensar através de reflorestamento. Esta análise pode ser extrapolada para toda a empresa (carpetes, mobiliário, material de escritório, frota de veículos, enfim tudo pode ser compensado). 

Finalmente, a escolha de fornecedores que já realizam a redução de emissão e compensação de CO2, diminui a quantidade de CO2 que a sua empresa deve compensar. 

A dica é escolher fornecedores que já neutralizaram o CO2 na fabricação dos seus produtos, reduzindo assim a emissão que a sua empresa irá compensar na cadeia econômica. 

Algumas empresas têm parcerias para reflorestamento maior que a própria Pegada Ecológica (ex.: escritório de advocacia). Assim, neutralizar carbono seria o ideal para todas as atividades humanas, mas sempre é possível ir além! 

thetideofbattle@hotmail.com

No comments:

Post a Comment