TubeTheTideOfBattle VideoChannel

Loading...

Natural Heritage

Natural Heritage
Preserving the natural patrimony is the most inexpensive and efficient environmental economics. The term natural heritage derives from the French "patrimoine naturel", the totality of natural assets, including those of historical, cultural or scenic beauty. It give us understanding the importance of natural environment: where we came from, what we do and how we will be. Our lives are connected to the landscapes of our daily lives, as well as we keep the memories of places we went. The destruction of these landscapes cause irreversible environmental damage, and are an insult to our memory, causing loss of quality of life.

UnitingPeopleToProtectThePlanet

UnitingPeopleToProtectThePlanet
EarthHour 2017 25 March 8:30PM *LocalTime

PleaseShare TheTideOfBattle

Monday, May 31, 2010

O recurso natural que não acaba.

 Assisti agora ao reparo do vazamento de óleo no Golfo do México. Ao vivo e em tempo real. Muito impressionante a tecnologia do robô e a precisão do operador em controlar os seus movimentos em águas tão profundas e turbulentas, em plena temporada de furações no Atlântico Norte.

 Nesta imagem surreal está também o vazamento de petróleo das tubulações da BP, parecendo fumaça saindo de uma chaminé marinha.  Esta cena é a melhor tradução do desafio ambiental e tecnológico que enfrentamos. O dilema de convivermos com o risco ambiental que a "economia negra" - baseada em petróleo - representa, e ao mesmo tempo com todo o desenvolvimento tecnológico que esta mesma "economia negra" proporciona ao ser humano.

 Desde o robô submarino até a transmissão em banda larga ao computador no qual assisto o reparo, e escrevo para este blog.  Tudo ao alcance da curiosidade e do entendimento. O mesmo entendimento que me faz acreditar que a "economia verde", baseada na busca de alternativas para fontes renováveis de recursos naturais, acabará criando uma dependência muito forte na tecnologia, pois já não teremos mais a facilidade de um recurso natural com aplicações tão amplas como é o caso do petróleo.

 Esta dependência tecnológica colocará à prova um outro recurso natural extraordinário e abundante: nossa própria criatividade e conhecimento. E basta imaginar um cenário futuro no qual o petróleo definitivamente deixe de ser economicamente viável, para empreendermos desde já as inovações necessárias às demandas de tal cenário econômico. Podemos dizer que quanto mais imaginação gastarmos agora, melhor será a economia no futuro.

 Quando a economia mundial se tornar "verde" será como uma  fase de transição, necessária para que se acabe todo tipo de ação predatória do ser humano na natureza e, principalmente, em relação a outro ser humano.